Campanha "Think Small" da Volkswagen |
Em relação ao texto publicitário em destaque, ao realizar
uma análise semiótica, é importante considerar quem produziu o texto, o público
alvo e o contexto / lugar social na qual o texto foi produzido para assim,
compreender seu objetivo. O “conhecimento de mundo” do leitor é fundamental
para atribuir sentido a esta mensagem publicitária, pois, nenhum texto é
produzido de forma desarticulada do meio do qual o enunciador e o enunciatário
vivem.
A montadora alemã Volkswagen, foi um projeto pós-guerra
dos anos 30, incentivado por Adolf Hitler como parte do plano de recuperação
econômica do país de modo a acelerar o consumo interno e a geração de novos
empregos. Dentro deste contexto, a marca não foi bem recebida ao tentar entrar
no mercado americano na década de 50. Contrariando o “american way of life”
que incentivava o consumo em larga escala de bens de consumo cada vez maiores,
de geladeiras a carros como os da montadora Ford, a Volkswagen resolveu
anunciar seu carro exatamente como o modelo parecia aos olhos do consumidor, de
forma simples e sem atrativos.
Devido às inúmeras montadoras que havia no mercado
americano, a imagem do carro em si aliado ao slogan Think small,
poderia ser interpretado de forma negativa, visto que, o Fusca não era uma
novidade “tão grande assim”. Para motivar o leitor, a montadora então resolveu
tratar de questões ideológicas de consumo do novo mercado consumidor que queria
arrematar. A escolha da cor foi um elemento fundamental para se relacionar com
o público alvo – trabalhadores de classe média que não podiam adquirir carros
grandes de luxo. O preto e branco do anúncio da Volkswagen tinha
como objetivo, manter a simplicidade na mente do consumidor em relação ao produto
contrariando a associação de cores intensas utilizadas nas propagandas das
grandes montadoras já conhecidas nos Estados Unidos.
Os elementos linguísticos aqui utilizados fixaram na
cabeça do consumidor da época, o que seria a idéia da compra de um bem barato
para toda a família, o hoje mundialmente conhecido, New Beetle ou
Fusca. No eixo paradigmático, temos a escolha do verbo “Think”
(Pense) – a forma no imperativo é umas das características em textos do âmbito
publicitário – e no eixo sintagmático, a combinação de “Think
small” (pense pequeno). A palavra “small” aqui selecionada, não faz referência
somente ao tamanho do carro, mas também reproduz a idéia de “pequeno” ao passar
o mínimo de informações possíveis ao leitor. Contrariando a dimensão média de
textos publicitários da época, destacou-se somente o que era relevante sobre o
produto, evitando assim, vender um “estilo de vida” ligado a imagem do carro e
sim, as vantagens em ter um produto econômico, porém eficaz.
Referências Bibliográficas
NASCIMENTO.
Cibele Rodrigues do. et. al. Diagnóstico Organizacional – Volkswagen
do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda / Departamento de Compras
Gerais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em
Secretariado Executivo) – Universidade Paulista, São Paulo, 2010.
O Portal da História – Empresas: O Volkswagen. Disponível
em <http://www.arqnet.pt/portal/empresas/vw_campanha.html>
Acesso em 05/10/2013 às 13:29h
É uma análise muito interessante sobre o anúncio! Parabéns!
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