DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TEMA: LITERATURA
PORTUGUESA – CONTO “O TESOURO” DE EÇA DE QUEIROZ
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO – 2o ANO
1.
Conteúdos
a) O Realismo em Portugal –
principais características;
b) Estilo Queirosiano
c) Conto “O Tesouro” de Eça
de Queiroz
2.
Objetivos
a) Analisar
características Literárias do Realismo em Portugal
b) Conhecer obras
do autor Eça de Queiroz e suas principais características
c) Possibilitar ao
aluno o contato com atividades relacionadas a Literatura Portuguesa
3.
Recursos
a) Conto “O
Tesouro” de Eça de Queiroz
b) Livro: “A
Literatura Portuguesa Através dos Textos ” de Massaud Moises
Estratégias
a) Introdução ao Tema:
Ilustração de "O Tesouro" por Nuno Fonseca |
Apresentação e
contextualização do conto “O Tesouro” publicado em 1902 pelo escritor português
Eça de Queiroz.
O conto “O Tesouro”
fala sobre a vida de três irmãos da cidade de Medranhos (Rui, Guanes e Rostabal)
que vivem em extrema condição de miséria. Após encontrarem um valioso tesouro
escondido, a fraternidade que havia entre eles dá lugar ao mais profundo
egoísmo e o processo de destruição mútua torna-se irrefreável.
Eça de Queiroz,
nascido em 1845, foi uma dos mais importantes representantes do Realismo em
Portugal. Em “O Tesouro” como em muitas de suas obras – O Crime do Padre Amaro,
O Primo Basílio, Os Maias – estão presentes muitas das características do
Realismo Português como prevalecimento do uso da razão e não da emoção, crítica
a educação romântica (os personagens não são planos, o amor e a amizade não são
profundos e sinceros, estabelece relações de conveniência), personagens
representam determinada classe social sem individualismo (personagens tipo).
b) Desenvolvimento da aula
Após a introdução
ao tema, a sala será dividida em 3 grande grupos e será feita a leitura
silenciosa do conto “O Tesouro” conforme segue:
- Grupo 1: Capítulo I –
Início da narrativa; descrição das características físicas e emocionais
dos personagens em meio a miséria; descoberta do “Tesouro”;
- Grupo 2: Capítulo II –
Desenvolvimento da trama; conflitos morais e psicológicos;
- Grupo 3: Capítulo III –
Clímax e desfecho.
c) Atividades para os alunos
1. Após a leitura o
professor passará de grupo em grupo para fornecer as orientações das
atividades.
- Grupo 1: Alunos que
fizeram a leitura do Capítulo I – devem responder as seguintes
perguntas:
ü Quais
características do Realismo anteriormente citadas podemos identificar na
leitura deste o conto?
ü Como os personagens
são descritos emocionalmente? No trecho “E a miséria
tornara esses senhores mais bravios que lobos” qual figura de linguagem é utilizada pelo autor (metáfora,
comparação, zoomorfização)? Qual o intuito do autor ao descrever os personagens
como animais?
ü Qual foi a primeira
reação ao encontrar o tesouro?
ü O que representam
as 3 fechaduras?
ü Sem ler ainda o
Capítulo II e III, o grupo deve a partir do Capítulo I continuar a
história e escrever um desfecho. Após Guannes partir para a cidade de
Retortilho o que Rui e Rostabal fizeram em relação ao Tesouro?
- Grupo 2: Alunos que
fizeram a leitura do Capítulo 2 – devem responder as seguintes
perguntas:
ü Quais
características do Realismo anteriormente citadas podemos identificar na
leitura deste o conto?
ü Como se apresentam
emocionalmente os personagens de Rui e Rostabal? Qual a intenção da fala “avisada
e mansa” de Rui para seu irmão Rostabal? Suas palavras foram apenas suaves
conselhos ao irmão? Como o autor utiliza o jogo de palavras na hora de criar o
momento de tensão psicológica entre os personagens?
ü Como os alunos imaginam que foi a primeira reação dos
irmãos ao encontrarem o Tesouro? O que mudou do início para o meio da historia?
ü O Grupo 2, ainda
sem ler o Capítulo I e III, deve criar o início e desfecho para a história.
- Grupo 3: Alunos que
fizeram a leitura do Capítulo III – devem responder as seguintes
perguntas:
ü Quais características
do Realismo anteriormente citadas podemos identificar na leitura deste o conto?
ü Em qual cenário
podemos ver o personagem Rui no início do Capitulo III?
ü O que visualmente
os elementos “cor de ambar” (cor laranja-amarelo), “corvos grasnando” e “suor
horrendo que regelava como neve” representam?
ü A palavra
“anoiteceu” emprega um sentido especial ao penúltimo parágrafo: o que anoiteceu? O dia? Apenas o dia?
ü Como em um Conto de Fadas, existe a “moral da história”? Qual seria ela?
ü O Grupo 3, ainda
sem ler o Capítulo I e II, deve criar o início e desenvolvimento até o momento
que Rui possui as 3 chaves. Considerar: O que houve com os irmão mortos aqui
citados? Como indaga o trecho “Mortos como?” O que aconteceu antes,
havia fraternidade entre eles? Rui fala dos irmãos com saudades? Por que no desespero chamou pelos Irmãos já mortos?
Avaliação
Para esta aula não haverá avaliação formal e sim
uma atividade oral para mensurar as competências orais e de produção de texto
dos alunos.
- Após os grupos finalizarem suas narrativas, irão
compartilhar com os demais as respostas aos questionamentos recebidos e na
sequência, grupo por grupo irá relatar como iniciou/desenvolveu/concluiu a
história. Esse é um momento de interação entre os alunos para que possam
desenvolver sua capacidade crítica participativa com os demais.
- Após o encerramento das apresentações, o professor
irá realizar a leitura completa do conto aos alunos (aproximadamente cinco
páginas) para que todos possam adquirir conhecimento do enredo e
confrontar as idéias do autor com suas próprias produções discursivas.
Referências Bibliográficas
MOISES, Massaud. A Literatura Portuguesa Através dos Textos.
29a ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
Eca-de-Queiros-O-Tesouro. Disponível em:
< http://www.sjt.com.br/tecnico/gestao/arquivosportal/Eca-de-Queiros-O-Tesouro.pdf>
Acesso em 11/09/2014 às 18:48h
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