domingo, 29 de novembro de 2015

PLANO DE AULA - CONTO “O TESOURO” DE EÇA DE QUEIROZ

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TEMA: LITERATURA PORTUGUESA – CONTO “O TESOURO” DE EÇA DE QUEIROZ
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO – 2o ANO

1. Conteúdos
a) O Realismo em Portugal – principais características;
b) Estilo Queirosiano
c) Conto “O Tesouro” de Eça de Queiroz

2. Objetivos
a) Analisar características Literárias do Realismo em Portugal
b) Conhecer obras do autor Eça de Queiroz e suas principais características
c) Possibilitar ao aluno o contato com atividades relacionadas a Literatura Portuguesa

3. Recursos
a) Conto “O Tesouro” de Eça de Queiroz
b) Livro: “A Literatura Portuguesa Através dos Textos ” de Massaud Moises

Estratégias

a) Introdução ao Tema:
Ilustração de "O Tesouro" por Nuno Fonseca
Apresentação e contextualização do conto “O Tesouro” publicado em 1902 pelo escritor português Eça de Queiroz.

O conto “O Tesouro” fala sobre a vida de três irmãos da cidade de Medranhos (Rui, Guanes e Rostabal) que vivem em extrema condição de miséria. Após encontrarem um valioso tesouro escondido, a fraternidade que havia entre eles dá lugar ao mais profundo egoísmo e o processo de destruição mútua torna-se irrefreável.  

Eça de Queiroz, nascido em 1845, foi uma dos mais importantes representantes do Realismo em Portugal. Em “O Tesouro” como em muitas de suas obras – O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, Os Maias – estão presentes muitas das características do Realismo Português como prevalecimento do uso da razão e não da emoção, crítica a educação romântica (os personagens não são planos, o amor e a amizade não são profundos e sinceros, estabelece relações de conveniência), personagens representam determinada classe social sem individualismo (personagens tipo).

b) Desenvolvimento da aula
Após a introdução ao tema, a sala será dividida em 3 grande grupos e será feita a leitura silenciosa do conto “O Tesouro” conforme segue:
  • Grupo 1: Capítulo I – Início da narrativa; descrição das características físicas e emocionais dos personagens em meio a miséria; descoberta do “Tesouro”;
  • Grupo 2: Capítulo II – Desenvolvimento da trama; conflitos morais e psicológicos;
  • Grupo 3: Capítulo III – Clímax  e desfecho.

c) Atividades para os alunos
1. Após a leitura o professor passará de grupo em grupo para fornecer as orientações das atividades.
  • Grupo 1: Alunos que fizeram a leitura do Capítulo I – devem responder as seguintes perguntas:
ü  Quais características do Realismo anteriormente citadas podemos identificar na leitura deste o conto?
ü  Como os personagens são descritos emocionalmente? No trecho “E a miséria tornara esses senhores mais bravios que lobos” qual figura de linguagem é utilizada pelo autor (metáfora, comparação, zoomorfização)? Qual o intuito do autor ao descrever os personagens como animais?
ü  Qual foi a primeira reação ao encontrar o tesouro?
ü  O que representam as 3 fechaduras?
ü  Sem ler ainda o Capítulo II e III, o grupo deve a partir do Capítulo I continuar a história e escrever um desfecho. Após Guannes partir para a cidade de Retortilho o que  Rui e Rostabal fizeram em relação ao Tesouro?

  • Grupo 2: Alunos que fizeram a leitura do Capítulo 2 – devem responder as seguintes perguntas:
ü  Quais características do Realismo anteriormente citadas podemos identificar na leitura deste o conto?
ü  Como se apresentam emocionalmente os personagens de Rui e Rostabal? Qual a intenção da fala “avisada e mansa” de Rui para seu irmão Rostabal? Suas palavras foram apenas suaves conselhos ao irmão? Como o autor utiliza o jogo de palavras na hora de criar o momento de tensão psicológica entre os personagens?
ü  Como os alunos imaginam que foi a primeira reação dos irmãos ao encontrarem o Tesouro? O que mudou do início para o meio da historia?
ü  O Grupo 2, ainda sem ler o Capítulo I e III, deve criar o início e desfecho para a história.

  • Grupo 3: Alunos que fizeram a leitura do Capítulo III – devem responder as seguintes perguntas:
ü  Quais características do Realismo anteriormente citadas podemos identificar na leitura deste o conto?
ü  Em qual cenário podemos ver o personagem Rui no início do Capitulo III?  
ü  O que visualmente os elementos “cor de ambar” (cor laranja-amarelo), “corvos grasnando” e “suor horrendo que regelava como neve” representam?
ü  A palavra “anoiteceu” emprega um sentido especial ao penúltimo parágrafo: o que anoiteceu? O dia? Apenas o dia?
ü  Como em um Conto de Fadas, existe a “moral da história”? Qual seria ela?
ü  O Grupo 3, ainda sem ler o Capítulo I e II, deve criar o início e desenvolvimento até o momento que Rui possui as 3 chaves. Considerar: O que houve com os irmão mortos aqui citados? Como indaga o trecho “Mortos como?” O que aconteceu antes, havia fraternidade entre eles? Rui fala dos irmãos com saudades? Por que no desespero chamou pelos Irmãos já mortos?

Avaliação

Para esta aula não haverá avaliação formal e sim uma atividade oral para mensurar as competências orais e de produção de texto dos alunos.         

  • Após os grupos finalizarem suas narrativas, irão compartilhar com os demais as respostas aos questionamentos recebidos e na sequência, grupo por grupo irá relatar como iniciou/desenvolveu/concluiu a história. Esse é um momento de interação entre os alunos para que possam desenvolver sua capacidade crítica participativa com os demais.

  • Após o encerramento das apresentações, o professor irá realizar a leitura completa do conto aos alunos (aproximadamente cinco páginas) para que todos possam adquirir conhecimento do enredo e confrontar as idéias do autor com suas próprias produções discursivas.

Referências Bibliográficas

MOISES, Massaud. A Literatura Portuguesa Através dos Textos. 29a ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

Eca-de-Queiros-O-Tesouro. Disponível em: < http://www.sjt.com.br/tecnico/gestao/arquivosportal/Eca-de-Queiros-O-Tesouro.pdf> Acesso em 11/09/2014 às 18:48h


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