domingo, 6 de dezembro de 2015

"Think Small" - Uma análise sobre a campanha publicitária da Volkswagen


Campanha "Think Small" da Volkswagen

Em relação ao texto publicitário em destaque, ao realizar uma análise semiótica, é importante considerar quem produziu o texto, o público alvo e o contexto / lugar social na qual o texto foi produzido para assim, compreender seu objetivo. O “conhecimento de mundo” do leitor é fundamental para atribuir sentido a esta mensagem publicitária, pois, nenhum texto é produzido de forma desarticulada do meio do qual o enunciador e o enunciatário vivem.

A montadora alemã Volkswagen, foi um projeto pós-guerra dos anos 30, incentivado por Adolf Hitler como parte do plano de recuperação econômica do país de modo a acelerar o consumo interno e a geração de novos empregos. Dentro deste contexto, a marca não foi bem recebida ao tentar entrar no mercado americano na década de 50. Contrariando o “american way of life” que incentivava o consumo em larga escala de bens de consumo cada vez maiores, de geladeiras a carros como os da montadora Ford, a Volkswagen resolveu anunciar seu carro exatamente como o modelo parecia aos olhos do consumidor, de forma simples e sem atrativos.

Devido às inúmeras montadoras que havia no mercado americano, a imagem do carro em si aliado ao slogan Think small, poderia ser interpretado de forma negativa, visto que, o Fusca não era uma novidade “tão grande assim”. Para motivar o leitor, a montadora então resolveu tratar de questões ideológicas de consumo do novo mercado consumidor que queria arrematar. A escolha da cor foi um elemento fundamental para se relacionar com o público alvo – trabalhadores de classe média que não podiam adquirir carros grandes de luxo.  O preto e branco do anúncio da Volkswagen tinha como objetivo, manter a simplicidade na mente do consumidor em relação ao produto contrariando a associação de cores intensas utilizadas nas propagandas das grandes montadoras já conhecidas nos Estados Unidos.

Os elementos linguísticos aqui utilizados fixaram na cabeça do consumidor da época, o que seria a idéia da compra de um bem barato para toda a família, o hoje mundialmente conhecido, New Beetle ou Fusca. No eixo paradigmático, temos a escolha do verbo “Think” (Pense) – a forma no imperativo é umas das características em textos do âmbito publicitário – e no eixo sintagmático, a combinação de “Think small” (pense pequeno). A palavra “small” aqui selecionada, não faz referência somente ao tamanho do carro, mas também reproduz a idéia de “pequeno” ao passar o mínimo de informações possíveis ao leitor. Contrariando a dimensão média de textos publicitários da época, destacou-se somente o que era relevante sobre o produto, evitando assim, vender um “estilo de vida” ligado a imagem do carro e sim, as vantagens em ter um produto econômico, porém eficaz.  
   
Referências Bibliográficas

NASCIMENTO. Cibele Rodrigues do. et. al.  Diagnóstico Organizacional – Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda / Departamento de Compras Gerais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Secretariado Executivo) – Universidade Paulista, São Paulo, 2010.  


O Portal da História – Empresas: O Volkswagen. Disponível em <http://www.arqnet.pt/portal/empresas/vw_campanha.html> Acesso em 05/10/2013 às 13:29h


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