A VÍRGULA |
DISCIPLINA: LÍNGUA
PORTUGUESA
TEMA: uso da vírgula
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO
FUNDAMENTAL II – 8a SÉRIE
1. Conteúdos
Sinal de pontuação: Vírgula
2. Objetivos
a) Identificar
os diferentes usos da vírgula;
b) Compreender a
importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.
3. Recursos:
a) Texto: “A Vírgula”
desenvolvido para a Campanha Publicitária
pelos 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa;
b) Livro: “Nova
Gramática do Português Contemporâneo” de Celso Cunha e Lindley Cintra.
Estratégias
a) Introdução ao Tema:
O uso correto da vírgula pode parecer algo muito simples se comparado
aos demais recursos coesivos como as preposições e conjunções porém, ainda faz
muitos jovens e adultos tropeçarem nas produções textuais. Para desmitificar a velha máxima de que a vírgula
é “pausa para respirar”, questões
problematizadoras promoverão a interação
professor-aluno e aluno-aluno:
-
Afinal para que serve a vírgula?
-
Como seriam os textos sem o uso
da vírgula?
-
As frases seriam compreendidas de forma inteligível?
b) Desenvolvimento da aula
Para o desenvolvimento desta aula, o texto “A Vírgula” aqui indicado
será utilizado como suporte didático para atrair a atenção dos alunos devido ao
seu conteúdo claro e de fácil assimilação.
Vírgula pode ser uma pausa… ou não: Não, espere.
Não espere.
Ela pode sumir com seu dinheiro:
23,4.
2,34.
Pode ser autoritária:
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.
Pode criar heróis:
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
E vilões:
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
Ela pode ser a solução:
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder
nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião:
Não queremos
saber.
Não, queremos saber.
(Uma vírgula muda tudo! - ABI)
Após leitura do texto e realização das atividades propostas no próximo
item (C), as regras gramáticas referentes ao uso correto da vírgula serão
retomadas. Como sugestão “A Nova Gramatica do Português Contemporâneo” de Celso Cunha e Lindley
Cintra trata deste assunto no Capítulo 21 – Pontuação (páginas 658 à 663).
A vírgula
marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de
uma oração, mas também orações de um só período. (...) No interior de da oração
serve para separar elementos que exercem a mesma função sintática (sujeito
composto, complementos, adjuntos), quando não vem unidos pelas conjunções e, ou e nem. (CUNHA,
2013, p.658).
c) Atividades para os alunos
1. Dividir os alunos em duplas e fazer a leitura em voz alto do
Texto: “A Vírgula”;
2. Solicitar aos alunos a análise, primeiramente, do sentido de cada “par
de frases” e a posição da vírgula em cada uma delas;
3. Na sequencia, os alunos deverão em suas duplas, descrever para a sala
uma situação (familiar, financeira, social etc) na qual o uso da vírgula em uma
das frases do texto poderia afetar drasticamente uma decisão e porquê;
4. Apresentar aos alunos as regras de uso da vírgula com base no
Capitulo 21 da “Nova Gramatica do Português Contemporâneo” destacando a mais
importante para fácil entendimento: não se separa sujeito de verbo / verbo de objeto / sujeito
de complemento;
Avaliação
Para mensuração dos
resultados de aprendizagem obtidos, a avaliação se realizará conforme segue:
1. Dividir a sala em grupos
(4 ou 5 alunos) e solicitar que escrevam um pequeno texto (publicitário,
bilhete informal etc..) em duas versões: alterando a posição da virgula para
atribuir sentidos diferentes;
2. Solicitar que os alunos
compartilhem as produções textuais com a sala.
A atividade final proposta
tem como objetivo:
a) Identificar se os alunos
conseguem produzir textos com o uso correto da vírgula;
b) Observar o entendimento
adquirido pelos alunos ao criar efeito de sentido devido ao variado uso da
vírgula;
c) Medir o conhecimento
demonstrado pelos alunos com a discussão final dos textos a serem
produzidos.
Referências Bibliográficas
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova
Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Jeniro: Lexikon, 2013.
Usando a vírgula - Portal do
Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016810.PDF>
Acesso em 13/09/2014 às 11:23h
ABI — Vírgula | ABI. Disponível em: < http://www.abi.org.br/abi-virgula/> Acesso em 13/09/2014
às 12:39h
Nenhum comentário:
Postar um comentário