domingo, 3 de janeiro de 2016

PLANO DE AULA – EF II: USO DA VÍRGULA

A VÍRGULA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TEMA: uso da vírgula
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL II – 8a SÉRIE

1. Conteúdos
Sinal de pontuação: Vírgula

2. Objetivos
a) Identificar os diferentes usos da vírgula;
b) Compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.

3. Recursos:
a) Texto: “A Vírgula”  desenvolvido para a Campanha Publicitária pelos 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa;
b) Livro: “Nova Gramática do Português Contemporâneo” de Celso Cunha e Lindley Cintra.

Estratégias

a) Introdução ao Tema:

O uso correto da vírgula pode parecer algo muito simples se comparado aos demais recursos coesivos como as preposições e conjunções porém, ainda faz muitos jovens e adultos tropeçarem nas produções textuais.  Para desmitificar a velha máxima de que a vírgula é “pausa para respirar”,  questões problematizadoras  promoverão a interação professor-aluno e aluno-aluno:

-       Afinal para que serve a vírgula?
-       Como seriam os textos sem o uso da vírgula?
-       As frases seriam compreendidas de forma inteligível?

b) Desenvolvimento da aula

Para o desenvolvimento desta aula, o texto “A Vírgula” aqui indicado será utilizado como suporte didático para atrair a atenção dos alunos devido ao seu conteúdo claro e de fácil assimilação.

Vírgula pode ser uma pausa… ou não: Não, espere.
Não espere.
Ela pode sumir com seu dinheiro:
 23,4.
 2,34.
Pode ser autoritária:
 Aceito, obrigado.
 Aceito obrigado.
Pode criar heróis:
 Isso só, ele resolve.
 Isso só ele resolve.
E vilões:
 Esse, juiz, é corrupto.
 Esse juiz é corrupto.
Ela pode ser a solução:
Vamos perder, nada foi resolvido.
 Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião:
 Não queremos saber.
Não, queremos saber.
(Uma vírgula muda tudo! - ABI)

Após leitura do texto e realização das atividades propostas no próximo item (C), as regras gramáticas referentes ao uso correto da vírgula serão retomadas. Como sugestão  ()Pontuacao sssunto adas pelos alunos no item c“A Nova Gramatica do Português Contemporâneo” de Celso Cunha e Lindley Cintra trata deste assunto no Capítulo 21 – Pontuação (páginas 658 à 663).

A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período. (...) No interior de da oração serve para separar elementos que exercem a mesma função sintática (sujeito composto, complementos, adjuntos), quando não vem  unidos pelas conjunções e, ou e nem. (CUNHA, 2013, p.658).

c) Atividades para os alunos

1. Dividir os alunos em duplas e fazer a leitura em voz alto do Texto:  “A Vírgula”;
2. Solicitar aos alunos a análise, primeiramente, do sentido de cada “par de frases” e a posição da vírgula em cada uma delas;
3. Na sequencia, os alunos deverão em suas duplas, descrever para a sala uma situação (familiar, financeira, social etc) na qual o uso da vírgula em uma das frases do texto poderia afetar drasticamente uma decisão e porquê;
4. Apresentar aos alunos as regras de uso da vírgula com base no Capitulo 21 da “Nova Gramatica do Português Contemporâneo” destacando a mais importante para fácil entendimento: não se separa sujeito de verbo / verbo de objeto / sujeito de complemento;

Avaliação

Para mensuração dos resultados de aprendizagem obtidos, a avaliação se realizará conforme segue:

1. Dividir a sala em grupos (4 ou 5 alunos) e solicitar que escrevam um pequeno texto (publicitário, bilhete informal etc..) em duas versões: alterando a posição da virgula para atribuir sentidos diferentes;
2. Solicitar que os alunos compartilhem as produções textuais com a sala.  

A atividade final proposta tem como objetivo:

a) Identificar se os alunos conseguem produzir textos com o uso correto da vírgula;
b) Observar o entendimento adquirido pelos alunos ao criar efeito de sentido devido ao variado uso da vírgula;
c) Medir o conhecimento demonstrado pelos alunos com a discussão final dos textos a serem produzidos. 
  

Referências Bibliográficas

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Jeniro: Lexikon, 2013.

Usando a vírgula - Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016810.PDF> Acesso em 13/09/2014 às 11:23h

ABI — Vírgula | ABI. Disponível em: < http://www.abi.org.br/abi-virgula/> Acesso em 13/09/2014 às 12:39h

Nenhum comentário:

Postar um comentário