DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TEMA: a abordagem da adaptação literária para o
cinema
NÍVEL
DE ENSINO: ENSINO MÉDIO – 1O ANO
1. Conteúdos
§
Relação Relato e Imagem – Narração
e Representação;
§
Características do Romance Policial;
§
Roteiro Cinematográfico como Gênero Textual;
2.
Objetivos
§ Apresentar as
diferenças entre o texto literário e o roteiro cinematográfico;
§ Apresentar as características
do Romantismo nas produções cinematográficas contemporâneas;
§ Compreender o
recurso da reescrita para adaptação cinematográfica.
3. Recursos:
§ Trechos
selecionados do filme Sherlock Holmes – o Jogo de Sombras produzido em
2011 pela Warner Bros;
§ Livro: O
Problema Final - Um caso de Sherlock Holmes de Sir Artur Conan Doyle
publicado em 1893.
§ Livro: O Cão dos
Baskerville de Sir Artur Conan Doyle publicado em 1902.
§ Livro: “100
Filmes: Da Literatura para o Cinema” de Henri Mitterand, tradução de Clóvis
Marques.
§ Um aparelho de DVD
e uma Televisão para reproduzir imagens do filme.
4.
Etapas da aula
a) Introdução
ao Tema
Inicialmente, é
necessário esclarecer para a classe que a adaptação não é um retrato fiel de
todas as nuances da obra original. Isso seria um exercício extremamente longo e
exaustivo tanto para o produtor quanto para o telespectador. O roteirista
precisa decidir o que será mantido e o que será eliminado para não comprometer
o ritmo e a verossimilhança interna da estória. O relato cria uma imagem
fílmica na mente do leitor no qual emoções como surpresa, pesar, dor e alegria
ao serem transpostas visualmente podem perder a força das características do
contexto original. O Roteiro Cinematográfico, assim como o Romance, possui uma
estrutura “básica”, definida em parâmetros nos quais uma cena é composta pela
descrição do cenário (introdução da cena, tomada dentro de um quarto, jardim,
sala), a ação dos personagens (o que de fato ocorre na cena, o personagem está
de costas, em pé na escada, olhando a janela, sentado no sofá da sala), os
diálogos (a interação entre os personagens) e a transição (FADE IN – a imagem
aparece na tela ou FADE OUT – a imagem some da tela). Como transpor das páginas
do livro relatos de crueldade, ternura, desumanidade e compaixão? O Roteirista desenvolve atos em que os personagens
traduzam estas qualidades e sentimentos.
b) Desenvolvimento
da aula
Um Jogo de Sombras - 2011 |
Para o
desenvolvimento desta aula, a turma assistirá trecho do filme Sherlock Homes
– O Jogo de Sombras. Informe aos alunos que esta adaptação, devido ao ritmo
frenético atribuído a trama, é baseado em várias histórias dos diversos
episódios investigados por Sherlock Holmes mas especialmente naquele que foi
considerado a morte do detetive das páginas do Romance Policial, O Problema
Final de 1893. A leitura do Capítulo final do livro também fará parte da
atividade.
c) Atividades
para os alunos
Trabaharemos a
narrativa final, o confronto de mentes entre Sherlock Holmes e seu maior
antagonista, o Professor J. Moriarty, descrito como o maior criminoso da
Europa. Questione o que os alunos conhecem sobre as histórias de Sherlock
Holmes e se já houve oportunidade para a leitura desses contos. Na sequência,
contextualize com uma pequena prévia do enredo de O Problema Final. Holmes
está a uma jogada de neutralizar para sempre os atos da organização criminosa
de Moriarty mas devido a inquestionável sagacidade de seu inimigo ele encontra
apenas uma solução para impedí-lo e salvar seus amigos.
Divida a sala em
grupos de cinco a seis alunos e façam a leitura das páginas 11 à 14 que narram
os últimos instantes na vida do personagem. O ideal é possuir mais de um
exemplar do livro ou providenciar cópias destas páginas para que os alunos
façam suas anotações. Após a leitura, peça para destacarem pontos relevantes de
como os fatos ocorrem (espaço, tempo, dados relatados). Posteriormente, a sala
deverá assistir o trecho final do filme Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras
que será aproximadamente 6 minutos a partir de 1:51:15 até 1:57:05.
Com as características
observadas através da leitura e do filme, os grupos deverão traçar o paralelo
das diferenças e semelhanças da narração e da representação. As seguintes
questões podem auxiliar a conduzir este tópico:
1.
Quanto a fidelidade à obra, a adaptação foi completa,
parcial, inexistente? Aponte elementos que justifiquem
sua resposta;
2.
Referente a lógica temporal e narrativa, tanto no livro
quanto no filme, qual foi a situação inicial que comprometeu o equilíbrio da
trama resultando no final feliz ou infeliz?
3.
Semanticamente, como é trabalhado o drama psicológico dos personagens
no livro (metáfora, sinestesia, catacrese, comparação etc) e no filme (movimento
de câmera, ângulo, trilha sonora etc)?
4. Do romance para a narrativa fílmica como o fator de sucessividade (eventos encadeados cronologicamente de
forma contínua) e de simultaneidade (eventos que ocorrem ao mesmo tempo
de outras ações) é disposto? É possível associar
os dois elementos em um único trecho ou cena?
O Problema Final - 1893 |
Peça para os alunos
compartilharem suas idéias e conclusões e discuta com eles a relação da obra
com as especificidades do cinema. Em O Problema Final, do primeiro ao
último Capítulo a ação é narrada inteiramente na voz do Dr. Watson. O ato final
de Sherlock Holmes é descoberto devido a perícia de Watson ao ligar os fatos
que o conduz de volta às Cataratas na busca desesperada por seu amigo.
No filme o foco não está em flashbascks do que aconteceu a Holmes e sim, no duelo físico e mental entre ele e Moriarty, narrado pelo próprio detetive. Os personagens representam metafórica e literalmente peças de um tabuleiro em um jogo mortal de Xadrez fadado ao inevitável desfecho. Como nenhum deles pode sair vencedor da partida, Holmes abraçado a Moriarty, joga-se nas gélidas Cataratas de Reichenbach na Suíça.
No filme o foco não está em flashbascks do que aconteceu a Holmes e sim, no duelo físico e mental entre ele e Moriarty, narrado pelo próprio detetive. Os personagens representam metafórica e literalmente peças de um tabuleiro em um jogo mortal de Xadrez fadado ao inevitável desfecho. Como nenhum deles pode sair vencedor da partida, Holmes abraçado a Moriarty, joga-se nas gélidas Cataratas de Reichenbach na Suíça.
Avaliação
Após a primeira atividade, haverá a leitura de outro Conto
de Sherlock Holmes. Em O Cão dos Baskerville os alunos deverão
reescrever sua própria adaptação cinematográfica do Capítulo II – A Maldição dos Baskerville. O Dr. Mortimer procura o detetive
a fim de desvendar a maldição que supostamente ceifou a vida de seu amigo, Sir
Charles Baskerville e relata a origem da sombria maldição. Após a leitura das
páginas 17 à 22 solicite aos grupos para recriar esta o relato em forma de uma
pequena cena. Retome o que foi dito no início da aula sobre a estrutura básica
de um roteiro. O professor encontrará no livro 100 Filmes: Da
Literatura para o Cinema de Henri Mitterand, páginas 30 e 31, um ótimo guia para
utilizar com os alunos como material de apoio no processo de abordagem de uma
adaptação.
Por tratar-se de uma atividade mais complexa, oriente
os alunos com as grandes questões a serem analisadas para sua própria adaptação:
1) É possível preservar o estilo literário ou uma parte
dele?
2) O que o grupo considera pertinente para o equilíbrio
narrativo? O que será eliminado da adaptação e por que?
3) Os fatos ocorrerão simultaneamente, sucessivamente ou
com as duas possibilidades como em O Jogo de Sombras?
4) Qual será o ritmo da sequência: lento, rápido,
atmosfera sombria, eletrizante?
5) Haverá trilha Sonora na cena? Qual estilo?
6) Haverá flashbacks?
Os pensamentos dos personagens serão representados em imagens ou somente
retomados em palavras?
Peça para os grupos compartlharem seus pequenos
projetos de tranposição da literatura para o cinema com a sala. Além do
exercício da escrita e da assimilação do conteúdo, este é um momento para os
alunos explorarem suas capacidades imaginativa e de criação.
A atividade final proposta tem como objetivo:
§
Orientar os alunos
na prática de produção textual;
§
Capacitar o aluno
para compreender e produzir textos em diferentes contextos textuais;
§
Verificar a
compreensão adquirida pelos alunos dos elementos de produção de um roteiro
cinematográfico.
§
Incentivar a
leitura das obras literárias escritas no período Vitoriano;
§
Incentivar o
momento de criação do aluno;
Referências Bibliográficas
DOYLE, Sir Artur
Conan. O Cão dos Baskerville. São
Paulo: Martin Claret, 2012.
DOYLE, Sir Artur
Conan. O Problema Final - Um caso de
Sherlock Holmes. São Paulo: Zahar, 2014.
MITTERAND, Henri. 100 Filmes: Da Literatura para o Cinema.
Rio de Janeiro: BestSeller, 2014.
Sherlock Holmes: O Jogo de
Sombras. Direção de Guy Ritchie. Warner Home Video, Grã-Bretanha, 2011. 1 DVD
(128 minutos).
Além do Cotidiano. Disponível em:
<http://www.massarani.com.br/Rot-Formatacao-Roteiro-Cinema.html> Acesso
em 28/03/2015 às 20h50
Romance policial – Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em:
< http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_policial> Acesso em 21/03/2015 às 13h21
Romance Policial - Literatura – InfoEscola. Disponível em:
<http://www.infoescola.com/literatura/romance-policial/> Acesso em 21/03/2015 às 17h03
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