domingo, 8 de novembro de 2015

PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TEMA: a abordagem da adaptação literária para o cinema  
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO – 1O ANO

1. Conteúdos
§  Relação Relato e Imagem –  Narração e Representação;
§  Características do Romance Policial;
§  Roteiro Cinematográfico como Gênero Textual;

2. Objetivos
§  Apresentar as diferenças entre o texto literário e o roteiro cinematográfico;
§  Apresentar as características do Romantismo nas produções cinematográficas contemporâneas;
§  Compreender o recurso da reescrita para adaptação cinematográfica.

3. Recursos:
§  Trechos selecionados do filme Sherlock Holmes – o Jogo de Sombras produzido em 2011 pela Warner Bros;
§  Livro: O Problema Final - Um caso de Sherlock Holmes de Sir Artur Conan Doyle publicado em 1893. 
§  Livro: O Cão dos Baskerville de Sir Artur Conan Doyle publicado em 1902. 
§  Livro: “100 Filmes: Da Literatura para o Cinema” de Henri Mitterand, tradução de Clóvis Marques.
§  Um aparelho de DVD e uma Televisão para reproduzir imagens do filme.

4. Etapas da aula

a) Introdução ao Tema
Inicialmente, é necessário esclarecer para a classe que a adaptação não é um retrato fiel de todas as nuances da obra original. Isso seria um exercício extremamente longo e exaustivo tanto para o produtor quanto para o telespectador. O roteirista precisa decidir o que será mantido e o que será eliminado para não comprometer o ritmo e a verossimilhança interna da estória. O relato cria uma imagem fílmica na mente do leitor no qual emoções como surpresa, pesar, dor e alegria ao serem transpostas visualmente podem perder a força das características do contexto original. O Roteiro Cinematográfico, assim como o Romance, possui uma estrutura “básica”, definida em parâmetros nos quais uma cena é composta pela descrição do cenário (introdução da cena, tomada dentro de um quarto, jardim, sala), a ação dos personagens (o que de fato ocorre na cena, o personagem está de costas, em pé na escada, olhando a janela, sentado no sofá da sala), os diálogos (a interação entre os personagens) e a transição (FADE IN – a imagem aparece na tela ou FADE OUT – a imagem some da tela). Como transpor das páginas do livro relatos de crueldade, ternura, desumanidade e compaixão? O Roteirista desenvolve atos em que os personagens traduzam estas qualidades e sentimentos. 

b) Desenvolvimento da aula
Um Jogo de Sombras - 2011
Começaremos analisando as principais características do Romance Policial como Gênero Literário. Ele é composto de uma narrativa, com um núcleo central de personagens onde há uma sucessão temporal de acontecimentos até chegar ao clímax da narrativa e por fim seu desfecho. Há sempre a investigação de um crime, em sua maioria sequestro ou assassinato, envolvendo mais de dois suspeitos onde o mistério e a curiosidade estão sempre presentes.

Para o desenvolvimento desta aula, a turma assistirá trecho do filme Sherlock Homes – O Jogo de Sombras. Informe aos alunos que esta adaptação, devido ao ritmo frenético atribuído a trama, é baseado em várias histórias dos diversos episódios investigados por Sherlock Holmes mas especialmente naquele que foi considerado a morte do detetive das páginas do Romance Policial, O Problema Final de 1893. A leitura do Capítulo final do livro também fará parte da atividade.


c) Atividades para os alunos
Trabaharemos a narrativa final, o confronto de mentes entre Sherlock Holmes e seu maior antagonista, o Professor J. Moriarty, descrito como o maior criminoso da Europa. Questione o que os alunos conhecem sobre as histórias de Sherlock Holmes e se já houve oportunidade para a leitura desses contos. Na sequência, contextualize com uma pequena prévia do enredo de O Problema Final. Holmes está a uma jogada de neutralizar para sempre os atos da organização criminosa de Moriarty mas devido a inquestionável sagacidade de seu inimigo ele encontra apenas uma solução para impedí-lo e salvar seus amigos.

Divida a sala em grupos de cinco a seis alunos e façam a leitura das páginas 11 à 14 que narram os últimos instantes na vida do personagem. O ideal é possuir mais de um exemplar do livro ou providenciar cópias destas páginas para que os alunos façam suas anotações. Após a leitura, peça para destacarem pontos relevantes de como os fatos ocorrem (espaço, tempo, dados relatados). Posteriormente, a sala deverá assistir o trecho final do filme Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras que será aproximadamente 6 minutos a partir de 1:51:15 até 1:57:05.

Com as características observadas através da leitura e do filme, os grupos deverão traçar o paralelo das diferenças e semelhanças da narração e da representação. As seguintes questões podem auxiliar a conduzir este tópico:

1.    Quanto a fidelidade à obra, a adaptação foi completa, parcial, inexistente? Aponte elementos que justifiquem sua resposta;
2.    Referente a lógica temporal e narrativa, tanto no livro quanto no filme, qual foi a situação inicial que comprometeu o equilíbrio da trama resultando no final feliz ou infeliz?
3.    Semanticamente, como é trabalhado o drama psicológico dos personagens no livro (metáfora, sinestesia, catacrese, comparação etc) e no filme (movimento de câmera, ângulo, trilha sonora etc)?
4.   Do romance para a narrativa fílmica como o fator de sucessividade (eventos encadeados cronologicamente de forma contínua) e de simultaneidade (eventos que ocorrem ao mesmo tempo de outras ações) é disposto? É possível associar os dois elementos em um único trecho ou cena?

O Problema Final - 1893
Peça para os alunos compartilharem suas idéias e conclusões e discuta com eles a relação da obra com as especificidades do cinema. Em O Problema Final, do primeiro ao último Capítulo a ação é narrada inteiramente na voz do Dr. Watson. O ato final de Sherlock Holmes é descoberto devido a perícia de Watson ao ligar os fatos que o conduz de volta às Cataratas na busca desesperada por seu amigo. 

No filme o foco não está em flashbascks do que aconteceu a Holmes e sim, no duelo físico e mental entre ele e Moriarty, narrado pelo próprio detetive. Os personagens representam metafórica e literalmente peças de um tabuleiro em um jogo mortal de Xadrez fadado ao inevitável desfecho.  Como nenhum deles pode sair vencedor da partida, Holmes abraçado a Moriarty, joga-se nas gélidas Cataratas de Reichenbach na Suíça.



Avaliação
Após a primeira atividade, haverá a leitura de outro Conto de Sherlock Holmes. Em O Cão dos Baskerville os alunos deverão reescrever sua própria adaptação cinematográfica do Capítulo II – A Maldição dos Baskerville. O Dr. Mortimer procura o detetive a fim de desvendar a maldição que supostamente ceifou a vida de seu amigo, Sir Charles Baskerville e relata a origem da sombria maldição. Após a leitura das páginas 17 à 22 solicite aos grupos para recriar esta o relato em forma de uma pequena cena. Retome o que foi dito no início da aula sobre a estrutura básica de um roteiro. O professor encontrará no livro 100 Filmes: Da Literatura para o Cinema de Henri Mitterand, páginas 30 e 31, um ótimo guia para utilizar com os alunos como material de apoio no processo de abordagem de uma adaptação.

Por tratar-se de uma atividade mais complexa, oriente os alunos com as grandes questões a serem analisadas para sua própria adaptação:

1)    É possível preservar o estilo literário ou uma parte dele?
2)    O que o grupo considera pertinente para o equilíbrio narrativo? O que será eliminado da adaptação e por que?
3)  Os fatos ocorrerão simultaneamente, sucessivamente ou com as duas possibilidades como em O Jogo de Sombras?
4)    Qual será o ritmo da sequência: lento, rápido, atmosfera sombria, eletrizante?
5)    Haverá trilha Sonora na cena? Qual estilo?
6)  Haverá flashbacks? Os pensamentos dos personagens serão representados em imagens ou somente retomados em palavras?

Peça para os grupos compartlharem seus pequenos projetos de tranposição da literatura para o cinema com a sala. Além do exercício da escrita e da assimilação do conteúdo, este é um momento para os alunos explorarem suas capacidades imaginativa e de criação.  

A atividade final proposta tem como objetivo:

§  Orientar os alunos na prática de produção textual;
§  Capacitar o aluno para compreender e produzir textos em diferentes contextos textuais; 
§  Verificar a compreensão adquirida pelos alunos dos elementos de produção de um roteiro cinematográfico.
§  Incentivar a leitura das obras literárias escritas no período Vitoriano;
§  Incentivar o momento de criação do aluno;


Referências Bibliográficas

DOYLE, Sir Artur Conan. O Cão dos Baskerville. São Paulo: Martin Claret, 2012.

DOYLE, Sir Artur Conan. O Problema Final - Um caso de Sherlock Holmes. São Paulo: Zahar, 2014.

MITTERAND, Henri. 100 Filmes: Da Literatura para o Cinema. Rio de Janeiro: BestSeller, 2014.

Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras. Direção de Guy Ritchie. Warner Home Video, Grã-Bretanha, 2011. 1 DVD (128 minutos).

Além do Cotidiano. Disponível em: <http://www.massarani.com.br/Rot-Formatacao-Roteiro-Cinema.html> Acesso em 28/03/2015 às 20h50

Romance policial – Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_policial> Acesso em 21/03/2015 às 13h21

Romance Policial - Literatura – InfoEscola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/literatura/romance-policial/> Acesso em 21/03/2015 às 17h03

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