domingo, 6 de outubro de 2013

Fome do SaBer...

Equilibração Majorante
Ontem, estava as voltas com meus livros, Piaget e a teoria da Equilibração Majorante. Já na página 17 da apostila ao ler a explicação sobre o "nível superior" de conhecimento que o sujeito deseja atingir, me senti academicamente esclarecida neste assunto. A constante busca do ser humano pelo conhecimento já é de longe um fato demonstrado no grande desenvolvimento social e cultural de nossa história. Conhecer a base teórica esclarece o que motiva o ser humanos a procurar sempre por mais e melhor. A medida que o sujeito atinge certa nível de conhecimento, ele irá se defrontar com um novo conflito cognitivo, derrubar uma nova barreira intelectual. Concluí a Graduação em Secretariado Executivo no ano de 2010, dentro deste período, estudo Inglês há 5 anos, agora pretendo me graduar em Letras; ano que vem gostaria de estudar Alemão e daqui a 4 anos, pretendo cursar Pós em Linguística Aplicada. Analisando este panorama, segundo Piaget, nós como seres pensantes, nos empenharemos em buscar novas situações para reequilibrar a nossa compreensão e aprender cada vez mais, de forma maior (majorante) do que o desafio intelectual anterior. Através da assimilação de saberes e informações prévias, conseguimos agregar novos esquemas de forma a estruturar cognitivamente novas habilidades de maneira mais estável e consistente e isto, até o fim das nossas vidas. Estou curiosa sobre a leitura que farei, espero ainda esta semana, sobre o que pensa sobre isso o russo Vygotsky e o francês Wallon. Alguma idéia? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário